PUB

São Vicente

Mindelo acolhe a II Cimeira Internacional dos Líderes Locais

A cidade do Mindelo recebe, de 17 a 19 de Outubro de 2018, a II Cimeira Internacional dos Líderes Locais. O evento decorre no Centro Cultural do Mindelo e conta com a presença de cerca de 150 participantes nacionais e internacionais.

A cerimónia oficial de abertura é presidida pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e conta ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, do representante-adjunto a.i. PNUD Cabo Verde, Luca Roffarello, da encarregada de Negócios do Grão-Ducado de Luxemburgo, Angèle da Cruz e do presidente da Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos, Manuel de Pina.

O encontro, que se realiza no quadro da implementação da Agenda 2030 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde, tem entre outros objectivos, o de avaliar o impacto do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL) no país, numa perspectiva de construção de novos paradigmas e de definição de políticas públicas de desenvolvimento económico local.

Por outro lado, pretende-se ainda apresentar experiências de sucesso e boas práticas de liderança local, capazes de mobilizar o sector privado, actores públicos e sociedade civil,  visando atingir objectivos locais e metas globais de desenvolvimento.

O referido evento, que acontece precisamente um após a realização IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL), ocorrido na cidade da Praia, constitui ainda uma oportunidade para se analisar a sua contribuição do ponto de vista da concepção de políticas públicas facilitadoras de um ambiente propício para o Desenvolvimento Económico Local.

De referir que irão participar no encontro Presidentes de Câmaras e Assembleias Municipais, Vereadores, os Pontos focais das Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objectivos 2030 em Cabo Verde, representantes dos diferentes Ministérios, Representantes das Agências das Nações Unidas, Embaixada de Luxemburgo, Delegação da União Europeia, Representantes das Associações de Municípios brasileiros, italianos, espanhóis e portugueses e representantes do Comité Executivo do Fórum Mundial DEL.

A realização do evento, organizado Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde conta com o engajamento de todos os parceiros envolvidos, particularmente nomeadamente das Câmaras e Assembleia Municipais, de instituições públicas do Governo Central, do Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objectivos 2030 em Cabo Verde, este último financiado pelo Grão Ducado de Luxemburgo,  administrado pelo Programa PNUD e implementado pelo Gabinete do Primeiro Ministro, através da Unidade de Desenvolvimento Local e a Associação dos Municípios de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top