PUB

Desporto

Qualificação CAN 2019: Cabo Verde à procura da primeira vitória

A selecção nacional de futebol sénior entra em campo esta sexta-feira (12) às 16 horas, frente à Tanzânia, em jogo a contar para a terceira jornada do grupo L de qualificação para a CAN 2019. À entrada para este jogo em casa, o combinado nacional está na última posição do grupo, com um ponto e procura a sua primeira vitória na caminhada rumo a CAN 2019.

Esta sexta-feira todos os caminhos vão dar ao Estádio Nacional, em Monte Vaca, cidade da Praia. A selecção nacional de futebol mede forças com a sua congénere da Tanzânia. Vai ser o primeiro de dois jogos no espaço de quatro dias, contra aquela que é a terceira classificada do seu grupo.

O estágio de preparação do duplo embate com a Tanzânia teve início no passado domingo (7). No primeiro dia no relvado, 8, os jogadores do combinado nacional foram submetidos a uma avaliação médica, tendo feito um treino no período de tarde.

À imprensa o seleccionador nacional, Rui Águas, prometeu apresentar uma equipa com os índices de motivação elevados e de olhos postos na vitória, algo que até então não aconteceu.

Novas vagas

Certas lesões de alguns jogadores importantes condicionaram as escolhas e Rui Águas, mas também abriram novas vagas na selecção nacional. O técnico considerou normais os problemas físicos “aqui e ali” que têm afastados alguns futebolistas do lote dos convocados, mas sublinhou que o combinado nacional tem de adaptar-se às novas realidades e que a Cabo Verde só tem de contar com os disponíveis para ganhar o seu jogo.

Sobre os novos jogadores convocados, sobretudo os do escalão sub-17, explicou que “faz parte de uma política de Cabo Verde que continua a ter muito talento e muito jovem que continua a sonhar com algo mais”, cuja a vivência desta nova realidade possa servir de bom sinal, alento e motivação para os outros jovens jogadores.

Ciente de que os jovens não irão resolver todos os problemas da selecção, o técnico prefere destacar a experiencia que estará proporcionando aos jogadores.

Confira os convocados:

GUARDA-REDES: Marcio Evora – Cova da Piedade, Portugal; Elber Lopes – Feyenoord, Holanda; ; Thierry Graça – Estoril, Portugal

DEFESAS: Tiago Almeida – Acadêmico de Viseu, Portugal; Carlos Ponck – Desportivo das Aves, Portugal; Gege – Al-Fayha, Arabia Saudita ; Steven Pereira, do CSKA Sofia da Bulgária;; Steven Fortes – Toulouse, França; Stopira – MOL Vidi FC, Hungria; Nivaldo Santos – Concordia, Romênia

MÉDIOS: Jeffrey Fortes – Excelsior, Holanda; Nuno Rocha – CS U Craiova, Romênia ; Bruno Leite – Haugesund, Noruega; Platini – Poli Iasi, Romênia ; Cleiton Mendonça – Esperança da Calheta, Cabo Verde; Mailson Duarte, do Viitorul da Romênia; Hélio Semedo – Maracanã, Cabo Verde; Marco Soares – Feirense, Portugal.

AVANÇADOS: Garry Rodrigues – Galatasaray, Turquia; Ryan Mendes – Al Sharjah, Emirados Árabes Unidos; Heldon Ramos – Al Taawon, Arabia Saudita ; Nuno da Costa – Strasbourg, França; Djaniny Semedo – Al-Ahli Jeddah, Arabia Saudita;; Ricardo Gomes – Partizan, Servia ; Anderson Gomes – FC Batuque, Cabo Verde; Ely Fernandes, avançado do Gaz Metan

Talismã

O Estádio Nacional foi em tempos uma espécie de talismã para selecção nacional de futebol. Coincidentemente nesse período era Águas o seleccionar nacional, entre 2014 e 2016. Até a sua saída da selecção nunca Cabo Verde tinha perdido no Estádio Nacional.

Quanto a isso, garantiu o técnico que tem “excelentes recordações pelo que espera que as pessoas voltem a apoiar a equipa, com muita intervenção “de muita categoria”, com a sua força grande.

Cabo Verde e Tanzânia defrontam-se sexta-feira, 12, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, em jogo referente a terceira jornada do Grupo L de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’19, para quatro dias depois voltarem a medir a s forças, desta feita em Dar el Salam, em partida da quarta e antepenúltima jornada deste grupo.

A selecção nacional de Uganda lidera o grupo, com quatro pontos, seguida da Tanzânia e Lesoto, com dois pontos cada, ao passo que Cabo Verde está posicionado no último lugar, com um ponto.

PUB

PUB

PUB

To Top