PUB

Desporto

Jogos Olímpicos da Juventude: Nicalas Fernandes falha participação por motivos de saúde

O atleta cabo-verdiano, Nicalas Fernandes, falhou a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, por motivos de saúde. A estreia de Nicolas na prova estava agendada para a segunda-feira (9).

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), através de um comunicado, lamentou pelo sucedido, reiterando o seu sentido de responsabilidade para com os atletas.

“É com muita tristeza, mas também com sentido de responsabilidade com os atletas e todos os cabo-verdianos que informamos que o atleta Nicalas Fernandes, de Taekwondo, -55kg, não irá competir nos Jogos Olímpicos da Juventude por razões de saúde que ultrapassam a nossa delegação”, escreveu aquele organismo.

Segundo o treinador Joseph Pina, “desde que foi nos atribuído a possibilidade de participarmos nestes jogos, Nicalas Fernandes está inscrito nos – 55 kg, o que não se pode mudar nuns Jogos Olímpicos, no entanto Nicalas começou os treinos com 44 kg e era uma perspectiva boa para chegarmos a um bom nível, no entanto nos últimos três meses ele teve um crescimento de altura muito rápido o que levou a aumentar o peso do seu corpo. Neste sentido fizemos um treinamento com quatro treinadores, para fazê-lo chegar ao peso ideal e acompanhado de especialistas, como nutricionistas pago pela própria mãe”.

No entanto explica Pina, “com todo o treino e o esforço feito nos últimos meses chegamos a um nível que poderíamos por em risco a integridade física do atleta, já que teria de fazer sacrifícios como comer menos, beber menos água, para poder competir”.

Como treinador com vários anos de carreira e que já esteve em grandes competições levando atletas, Joseph diz que: “tive que escolher entre metê-lo no tatami e correr o risco de ele ter alguma complicação, escolhemos não o meter a competir e zelar pela sua saúde”.

“Um dia antes da pesagem estivemos a treinar até às 01:00 da manhã, e neste momento vi que não valia a pena insistir mais, pois o atleta mostrava problemas, não tinha mais energia para correr e fazer exercícios, estava cansado e debilitado”, conta o selecionador.

Master Pina como é conhecido diz que é uma pena Cabo Verde não estar presente nesta competição, ainda mais, onde havia grandes esperanças de levar algo a mais para o País, pela primeira vez, pois Nicalas com 16 anos está no nº 292 do Ranking mundial na sua categoria, onde estão inscritos mais de 2000 mil atletas masculinos em séniors e juniors, no entanto, realça que ele tem ganhado muita experi
encia com os especialistas e outros atletas que estão nestes Jogos.

A estreia de Nicalas Fernandes estava agendada para a segunda-feira, frente ao espanhol, Hugo Arillo.

Cabo Verde fica com dois atletas para competir nos 100 metros, Adriana Almeida e Marcelo Gomes, cuja competição está marcada para os dias 11 e 12.

PUB

PUB

PUB

To Top