PUB

Política

Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas em Atlanta para estabelecer relações de cooperação com instituições museológicas

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que se encontra nos Estados Unidos da América, visitou um conjunto de instituições culturais e museológicas em Atlanta, durante esta semana. A deslocação acontece no âmbito da promoção de Cabo Verde, o seu património material e imaterial. Da agenda do Ministro consta ainda conversas com a comunidade artística residente nos EUA, bem como uma homenagem ao escritor Teobaldo Virgínio e visitas ao Museu da História de Atlanta, Museu de Direitos Civis e Humanos, “The Martin Luther King

Neste último destino, para além de conhecer a fundo o projeto museológico e a estrutura da organização que o suporta, foi realizada uma visita guiada no sentido de estabelecer um intercâmbio de experiências com estruturas museológicas cabo-verdianas.

As visitas às instituições culturais, que foram acompanhadas pelo Embaixador de Cabo Verde em Washington, Carlos Veiga, Cônsul, Hermínio Moniz e pelo Assessor Jurídico, Júlio Mascarenhas, têm como um dos propósitos estabelecer relações de cooperação com instituições museológicas norte americanas e estabelecer padrões de qualidade para os Museus de Cabo Verde.

Ainda em Atlanta, o governante ainda manteve encontro com os responsáveis pela promoção internacional daquela cidade norte americana, na organização Convention & Visitors Center Bureau, para uma sessão de apresentação de Cabo Verde e da Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, especificamente como destino turístico para cidadãos norte americanos.

Do encontro ficou estabelecido a importância de institucionalizar intercâmbios culturais entre as estruturas culturais e turísticas da cidade de Atlanta e do Estado de Geórgia, com as cidades de Cabo Verde. Neste mesmo encontro ficou ainda estabelecido o interesse de concretizar a promoção dos dois destinos Atlanta-Cabo Verde em eventos nos dois países. O MCIC propôs uma colaboração planificada e na perspetiva do médio longo prazo.

Na agenda constou ainda uma visita à CNN com o objetivo de estabelecer relações de proximidade e divulgação Cabo Verde e ainda uma deslocação à ONG MedShare, a convite da organização, para inteirar-se das várias formas de cooperação existente no domínio da saúde, com Cabo Verde. A visita serviu para dar a conhecer ao governante o sistema de organização da Medishare, a abrangência do projeto a nível mundial e as diversas formas de cooperação e intercâmbios existentes.

No último dia em Atlanta, Abraão Vicente foi recebido por Andrew Young, um dos líderes históricos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América. Companheiro de Martin Luther King, Andrew Young foi, também, Subsecretário de Estado para Assuntos Africano da Administração Carter, embaixador dos EUA nas Nações Unidas e Mayor de Atlanta por dois mandatos.

O MCIC considerou o momento como histórico e ficou o interesse de colaboração da Fundação Andrew J. Young na divulgação de Cabo Verde e no desenvolvimento de projetos concretos com as instituições nacionais.

PUB

PUB

PUB

To Top