PUB

Economia

Enapor regista aumento de 9,1% no volume de mercadorias movimentadas

A Enapor divulgou hoje dados e resultados do primeiro semestre em que registou um aumento de 9,1 por cento (%) no volume de mercadorias movimentadas, actividade que classifica de “essencial” para o desenvolvimento da actividade portuária.

Numa nota publicada no seu sítio na Internet, para saudar o Dia Marítimo Mundial, celebrado na última semana de Setembro desde 1978, a Enapor – Portos de Cabo Verde revela, por outro lado, que o movimento de contentores de longo curso registou um aumento de 15,1%, e de 12,8% em tonelagem.

Relativamente ao total de navios atracados nesse período rondou os 10,3%, sendo 61,1% longo curso e 3,4% cabotagem.

O Dia Marítimo Mundial é celebrado na última semana de Setembro desde 1978, data instituída pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que regula as embarcações e profissionais que vivem dos mares e oceanos.

O objectivo da data é mostrar a “relevância” da comunidade marítima para a sociedade global.

Este ano o IMO celebra 70 anos desde a adopção da convenção que institui a organização e definiu como tema: “IMO 70: A nossa herança – um transporte marítimo melhor para um futuro melhor”.

A nível mundial, são cerca de 90.000 navios cadastrados na IMO que viajam pelo mundo, com 1,18 milhões de tripulantes de mais de 150 diferentes nacionalidades, de acordo com dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês), criada em 1964 como um órgão inter-governamental permanente.

PUB

PUB

PUB

To Top