PUB

Política

Governo anuncia investimento de 272 mil contos para os próximos dois anos na Ribeira Grande de Santiago

O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministro revelou estas apostas à imprensa durante a visita que realizou ontem ao município, onde anunciou a reabilitação de todo o centro histórico da Cidade Velha, num financiamento orçado em cerca de 140 mil contos.

Fernando Elísio Freire disse ainda que o executivo vai construir um conjunto de estradas e acessibilidades e reabilitar as habitações, de modo a se perfazer um total de 272 mil contos, para juntamente com a câmara investir neste município nos próximos dois anos.

No quadro do Fundo do Ambiente afirmou que o executivo está a trabalhar para resolver o problema de saneamento no município, de modo adoptar o concelho de uma “maior qualidade” de saneamento.

Tudo isto, especificou, para que a Cidade Velha continue a ser Património Mundial da Humanidade e um “lugar aprazível para se viver” e possa, efectivamente, contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde e da ilha de Santiago, alegando que o concelho “tem potencial” a nível do turismo religioso e histórico.

Avançou, ainda, que no campo da agricultura o município tem “grande potencial” e que o executivo pretender desenvolver esta actividade com vários programas e projectos, ressalvando que neste momento já se fez a transferência “num valor considerável”, proveniente do Fundo do Ambiente, do Fundo de Manutenção Rodoviária, do Fundo do Turismo, assim como do Programa de Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola.

Esse montante, clarificou, permitiu a realização de obras que serão “estruturante para o município” como o acesso a Bota Rama e a requalificação das estradas de Ponta do Sol.

A visita do governante ao município da Ribeira Grande iniciou com um encontro de trabalho com o presidente da câmara Manuel de Pina, nos Paços do Concelho, e passa ainda por visitas às obras de requalificação nas localidades de Tchancinho, em Belém, e da praça de Porto Mosquito, e termina a tarde com a apresentação do projecto “Cidade”.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top