PUB

Economia

V Recenseamento Empresarial: Mais de 9500 das empresas já foram recenseadas – INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) já registou, no âmbito do V recenseamento empresarial, iniciado no dia 03 de Setembro, mais de 9500 empresas, superando o número das empresas recenseadas no IV Censo empresarial, realizado em 2013.

Os dados foram apresentados à Inforpress pelo director do Departamento das Estatísticas Económicas e Empresariais do INE, José Manuel Mendes, que acredita que já no final da próxima semana a recolha dos dados estará concluída.

Conforme adiantou, neste momento já está concluída a recolha em várias ilhas, sobretudo nas de menor dimensão em termos empresarias, como por exemplo Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Maio, Fogo e Brava.

“Contamos no final da próxima semana concluir a recolha nas ilhas de maior dimensão, como a de Santiago, São Vicente e Sal. Até este momento, embora não tenhamos todos os dados apurados , já recenseamos mais de 9500 empresas”, precisou.

A perspectiva, conforme indicou, é de atingir as 10 mil empresas.

José Manuel Mendes adiantou que da comparação feita com outras fontes de dados, constata-se que ainda falta localizar algumas empresas, nomeadamente as sem placa de identificação e as empresas não visíveis.

Durante a recolha dos dados, iniciada a 03 de Setembro, alguns constrangimentos foram registados, relacionados, sobretudo, com o período das chuvas que levou ao corte das vias de acesso em algumas localidades.

Esses constrangimentos, entretanto, não tiveram grandes impactos no trabalho das equipas de terreno, conforme adiantou aquele responsável do INE.

“O balanço é bastante satisfatório. Contamos até ao final da próxima semana concluir a recolha em todos os concelhos do país e assim iniciar o apuramento dos dados, de forma a que, ainda este ano, o mais tardar até Dezembro de 2018, possamos divulgar os dados do recenseamento empresarial”, perspectivou.

O V recenseamento empresarial está a decorrer desde o dia 03 e prolonga-se até ao dia 30 de Setembro, abrangendo todas as unidades económicas do tipo empresarial que operam no país (empresas e estabelecimentos), desde que sejam visíveis e fixas, estejam registadas ou não.

Pela primeira vez está-se também a abranger as instituições sem fins lucrativos que exercem actividade económica em Cabo Verde, de acordo com as recomendações internacionais.

No total, estão no terreno 115 agentes, incluindo recenseadores e supervisores.

O recenseamento empresarial é realizado de cinco em cinco anos.

A última operação estatística foi realizada em 2013, tendo sido registado aproximadamente 9500 empresas.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top