PUB

Economia

BCV sem “pedido de autorização” da CGD para venda das suas acções nos bancos em Cabo Verde

O governador do Banco de Cabo Verde (BCV) adiantou que a instituição ainda “não recebeu qualquer pedido de autorização” do Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) para alienação da sua participação nos bancos cabo-verdianos, nos quais tem participação.

A CGD tem participação maioritária no Banco Comercial do Atlântico (BCA) com 52,65% das acções e também no Banco Interatlântico (BI), em que detém cerca de 70% do capital.

No passado mês de Agosto, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, citado pela Agência Lusa, confirmou, em Lisboa, que essa instituição financeira portuguesa vai alienar uma das instituições financeiras que tem em Cabo Verde.

Questionado sobre esse assunto, governador do BCV, João Serra, disse que num mercado livre e num país democrático como Cabo Verde os accionistas são livres para o que bem entenderem dentro do quadro legal existente, salientando, contudo, que a última palavra cabe ao BCV, enquanto reguladora do sistema financeiro cabo-verdiano.

“Há algumas regras que devem ser observadas, mas os accionistas são livres. Naturalmente, que há algumas regras que devem ser observadas, mas os accionistas de uma forma geral são livres, para fazer o que bem entenderem, dentro do quadro legal existente, com as suas participações nas sociedades”, disse.

“Naturalmente que o BCV terá que autorizar, acontecendo essa decisão, fazendo uma análise para saber se não traria problemas ao país. O BCV ainda não foi solicitado a autorização para o efeito. No quadro da análise que vamos fazer, dos prós e dos contras, é que vamos decidir porque a última palavra cabe ao BCV”, sublinhou o governador.

A CGD quer vender um dos dois bancos que tem em Cabo Verde, para diminuir a sua operação no país, contudo ainda não foi divulgado qual dos bancos, se BCA ou BI.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top