PUB

Sociedade

Estudante cabo-verdiana conquista o prémio “ICSOF 2018 Best Position Paper Award” em Coimbra

A jovem cabo-verdiana Any Keila Pereira, natural de Santa Catarina de Santiago, aluna de licenciatura em Engenharia Informática, do ramo de sistemas de informação do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), recebeu o prémio “ICSOFT 2018 Best Position Paper Award” com o artigo “Open Source Data Mining Tools Evaluation Using OSSpal Methodology”.

“Fiquei muito surpresa, quando tive o conhecimento que ganhei o prémio, porque foi a primeira vez que escrevi um artigo, sem ter nenhuma experiência ou contacto com este mundo”, revela Any Keila Pereira.

Em conversa com A Nação a jovem conta ainda que tinha de apresentar o texto numa conferência internacional, tudo à base do inglês tanto a escrita como a apresentação. Any acrescenta que lá estavam pessoas de diferentes países, e com muito mais experiência do que ela.

“Receber este prémio só me mostrou que tudo é possível”, diz.

Any Keila deixa uma mensagem para todos os que pretendem fazer a licenciatura fora do seu país.

“Nunca devemos sentir inferior em relação aos outros alunos, afinal temos as mesmas capacidades de aprender. No final todo o esforço feito valerá a pena e servirá de bagagem, e a palavra para vencer é apenas a persistência”, avança.

A maior surpresa de todos de acordo com Any é que ficou a saber do prémio no mesmo dia que defendia o seu trabalho de final do curso.

“Terminar a minha licenciatura com um artigo publicado numa conferência internacional ainda mais com um prémio de “Best Position Paper Award”, é uma dose dupla para mim”.

“Este artigo que ganhei o prémio é resultado de uma parte do meu trabalho de fim de licenciatura”, justifica, em jeito de conclusão.

PG

PUB

PUB

PUB

To Top