PUB

Destaques

Destaques da edição 575 do Jornal A NAÇÃO

ENCURRALADO

PR vai ratificar o SOFA  

Em nome dos superiores interesses de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca (JCF) não tem outra saída, senão ratificar o SOFA (“Status of Forces Agreement”). A sua decisão neste sentido vai ser anunciada nos próximos dias através de uma comunicação à nação e os termos que utilizar poderão agravar ou não as actuais relações entre a Presidência da República e o Governo. Sem deixar de apoiar o seu ministro Luís Filipe Tavares, Ulisses Correia e Silva já disse que não quer “crises”.

…………………………………………………………Págs.  A02 e A03

SANTA  CATARINA

Consumo de MD aumenta nas noitadas da Assomada

O consumo do químico MD (Michael Douglas), também conhecido por “Xipa”, está em alta entre os jovens de Santa Catarina (no interior de Santiago). Por causa disso, vários consumidores já foram parar às urgências dos Serviços de Saúde. Alertadas, as autoridades dizem-se atentas.

………………………………………………………….Pág. A06

SÃO  VICENTE    

Praia de Tupim acolhe “Blue Wax Fest”

A Praia de Tupim, em São Vicente, acolhe entre sábado e domingo, 8 e 9, respectivamente, a I Edição do “Blue Wax Fest”. Trata-se de um evento multifacetado, baseado na informação, educação e prática desportiva. O certame reúne atletas de várias ilhas do país, privilegiando, assim, a prata da casa.

…………………………………………………………..Pág. A09

PORTO DA PRAIA

Peixeiras cobram prometido Mercado

As peixeiras no Porto da Praia reivindicam melhores condições para a venda de pescado e, para isso, cobram o “mercado” prometido pela Câmara Municipal da Praia  (CMP), desde 2012. Em causa estão questões da Saúde pública que derivam das condições inapropriadas dos espaços onde “labutam”, ficando debaixo do sol e sob exposição de micróbios.

…………………………………………………………..Pág. A04

ENSINO  SUPERIOR

Docente critica falta de apoio à investigação científica

O professor e investigador universitário Narciso Gomes lamenta a inexistência em Cabo Verde de uma política de apoios à investigação científica. Conforme disse ao  A NAÇÃO, as instituições de ensino superior e as empresas preferem apostar em festivais de duvidosa qualidade, em detrimento da ciência e do conhecimento. “Não sei que tipo de desenvolvimento se pretende com isso”, desabafa.

………………………………………………………….Pág. A05

QUALIFICAÇÃO PARA CAN’2019

“Operação Lesoto” com fantasma de Jovane no retrovisor

A Selecção Nacional de Futebol entra em campo neste domingo, 9, para uma partida a contar para a segunda jornada do grupo L de qualificação para a Copa Africana das Nações (CAN) 2019. O Combinado crioulo está no último lugar do seu grupo, pelo que procura regressar às vitórias. Fora de campo, a não comparência de Jovane Cabral ao estágio iniciado a 2 de Setembro continua a dar muito que falar.

…………………………………………………………Pág.  A08

VIVEIRO  DA EDUCAÇÃO

“Gota d’Arte” forja talentos

O espaço cultural “Gota d’Arte”, situado na Achadinha (na Cidade da Praia), procura incutir nas crianças e jovens a educação pela arte, com foco na dança, música, representação e outras expressões. Este projecto, pensado pela bailarina e coreógrafa Bety Fernandes, e o percussionista Ndu Carlos, também tem um impacto social nas comunidades uma vez que trabalha com crianças e jovens oriundos de meios sociais menos favorecidos.

………………………………………………………..In Caderno ETC.

-Encontra, também, nesta Edição nº 575 – que já está bancas -, o habitual Caderno ETC.; a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina, José Manuel Araújo, Nataniel Vicente Barbosa e Silva e de Olímpio Tavares.

PUB

PUB

PUB

To Top