PUB

Economia

Praia acolhe seminário regional sobre a luta contra o branqueamento de capitais e combate ao financiamento do terrorismo

Cabo Verde acolhe, de 05 a 07 de Setembro, um seminário regional de sensibilização sobre a luta contra o branqueamento de capitais e combate ao financiamento do terrorismo para organizações da sociedade civil dos Estados membros da CEDEAO.

Este evento, segundo uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, é promovido pelo Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA) e visa sensibilizar as organizações da sociedade civil sobre os perigos e as consequências do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

A nota esclarece que com este seminário se pretende “capacitar os intervenientes” em matéria de luta contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e conscientizá-los para que possam promover e defender a “implementação eficaz” dos mecanismos desta luta que se quer a nível nacional e regional.

O comunicado de imprensa do GIABA reconhece, por outro lado, que a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo exige o envolvimento de todas as partes intervenientes. Lembra que que desde 2011 o “foco estratégico” deste grupo de acção tem sido a “promoção de parcerias estratégicas com o sector privado, a sociedade civil e outros actores importantes”.

Na perspectiva desta organização, é “crucial sensibilizar” a sociedade civil em relação ao fenómeno de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e permitir que os cidadãos tomem “medidas adequadas” em relação a este fenómeno.

“Num ambiente em que os líderes políticos e os formuladores de políticas precisam ser sensibilizados e estar activos na luta contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, a sociedade civil é a espinha dorsal da defesa e do advento da mudança”, destaca a mesma fonte.

Esta é a sexta edição deste tipo de encontro de organizações da sociedade civil da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top