A Associação Ser+ Dar+ Terapeutas Sem Fronteiras (ASDTSF) de Portugal, realiza de 03 a 17 de Setembro, a terceira missão de voluntariado em Cabo Verde, desta vez na ilha de Santiago, por forma a promover acções de sensibilização em saúde e educação em Praia, Rincão e Tarrafal.
Segundo a ASDTSF, durante esses dias, um grupo de nove voluntários, nas diferentes áreas da saúde, vai desenvolver acções de valorização, educação e bem-estar, em parceria com as organizações nacionais como a Acrides, Acarinhar, a Crescer Especial, Colmeia, Ramão e Nós Saúde.
“Com estas entidades, realizaremos atividades terapêuticas, educativas, lúdicas e preventivas com crianças e idosos carenciados, e com a população com algum tipo de deficiência. A missão no terreno contará ainda com formações a profissionais das entidades parceiras e à comunidade em geral”, explica os promotores.
As acções acontecem nos bairros de Tira-Chapéu, Achada Grande e Jamaica, cidade da Praia, assim como na comunidade piscatória de Rincão, Santa Catarina e em Tarrafal.
Fazem parte do programa, workshops sobre Direito das Crianças, oficinas de criatividade, assim como debates e reflexões em torno da sexualidade, HIV, alcoolismo, sensibilização para a deficiência e acessibilidade universal, entre outros tópicos.
De referir que esta é a terceira missão realizada este ano pela ASDTSF em Cabo Verde, fruto de uma parceria com a Câmara Municipal da Praia, tendo como base, os objectivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas.
A “Ser+ Dar+”, que já esteve em São Vicente, Santo Antão e Sal, conforme os seus promotores, é uma associação que trabalha com base na qualidade, pois quer definir altos padrões e depois excedê-los.