PUB

Cultura

Santa Catarina: Grupo “Mudjeres de Boa Esperança” de Tarrafal vence concurso de batuku

O grupo “Mudjeres de Boa Esperança” foi o grande vencedor da primeira edição do “Batuku em Festa – Concurso o Melhor Grupo do Ano”, cuja final foi disputada na noite de domingo, 26, em Santa Catarina, interior de Santiago.

Numa noite marcada pelos ritmos do “Batuku” e música tradicional de Cabo Verde, Mudjeres de Boa Esperança (Ribeira das Pratas, Tarrafal) conseguiu a maior pontuação, com os temas “Dor na Mundo” e “Valoriza Vida”.

O grupo convenceu o júri e o público presente na gala disputada por seis grupos, e, com isso, recebeu a quantia de 70 mil escudos, um troféu e diploma.

O segundo lugar foi para o grupo “Raiz Fincadu”, de Nhagar, também vencedor de melhor letra e melhor “tornista”, com os temas “Tempo Escravatura” e “Cuzas de Mundo”, tendo recebido como prémio um cheque no valor de 50 mil escudos, um troféu e diploma.

No terceiro lugar ficou com o grupo “Txabi Nobu”, de Fonte Lima, com os temas “1947” e “Deus Manda Tchuba”, tendo recebido a quantia de 30 mil escudos e também um troféu e diploma. Os quarto, quinto e sexto lugares receberam diplomas e “kits”.

Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, o balanço “é positivo”, indicando que foi superado as expectativas em relação a participação dos grupos e do público.

Além das apresentações dos grupos finalistas, a noite foi marcada ainda pela actuação dos grupos de batuco Tradison di Terra, Nha Rainha, BSB, Alex Gimmy e Benvindo e Nola.

A primeira edição do “Batuku em Festa” vinha decorrendo desde 15 de Julho, numa iniciativa da autarquia santa-catarinense.

Nele participaram 15 grupos de Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Miguel, sendo que seis apuraram para final através de sessões eliminatórias.

PUB

PUB

PUB

To Top