China considera “irresponsáveis” as declarações do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, que justificou o cancelamento da viagem do seu secretário de Estado, Mike Pompeo, à Coreia do Norte, com a falta de cooperação de Pequim.
“As declarações americanas são falsas e irresponsáveis, estamos profundamente preocupados e solenemente protestamos contra os Estados Unidos”, disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, citado pela AFP.
Donald Trump, afirmou, sexta-feira, 24, ter dado indicações ao secretário de Estado para adiar uma nova visita à Coreia do Norte, devido a progressos insuficientes na desnuclearização.
Na sua conta da rede social “Twitter”, Trump escreveu que não acredita que a China esteja a ajudar com o esforço para conter a Coreia do Norte, por causa da crescente pressão dos EUA sobre o comércio com a China.
Pompeo nomeou, no passado dia 23, para ser seu enviado especial à Coreia do Norte, um director-executivo da Ford Motor Co., anunciando que os dois efectuariam uma viagem àquele país da Ásia, na próxima semana.
“Pedi a Pompeo para não ir à Coreia do Norte, nesta altura, porque sinto que não estamos a fazer progressos suficientes no que diz respeito à desnuclearização da Península Coreana”, revela Trump.
Algumas avaliações sugerem que Pyongyang tem até aumentado a sua actividade nuclear.