PUB

Política

São Nicolau: Governo vai investir mais de quinhentos mil contos na valorização da ilha

O Governo vai investir, nos próximos dois anos, pouco mais de 500 mil contos na valorização urbana na ilha de São Nicolau, com “importantes” intervenções nos municípios da Ribeira Brava e de Tarrafal.

O anúncio foi feito pela ministra das Infraestrutura, Eunice Silva, na visita que efetuou à ilha de Chiquinho, acompanhando o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, para inauguração de obras de requalificação urbana no município da Ribeira Brava.

O pacote de investimento de que a ilha de São Nicolau vai beneficiar enquadra-se no programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades – PRRA, concebido pelo Ministério das Infraestruturas Ordenamento do Território e Habitação, que visa encontrar soluções para os três grandes desafios do país: requalificar bairros, reabilitar habitações e melhorar os acessos, trazendo mais qualidade de vida às pessoas nas suas localidades.

Para além de obras de requalificação, o programa contempla ainda intervenções em habitações de famílias desfavorecidas. “Este Governo tem o foco nas comunidades. Por isso, tem vindo a intervir na melhoria do habitat da população, o que significa intervenções nas habitações como também ao seu redor”, salientou a Ministra.

No quadro deste investimento, o Governo, através do Ministério das Infraestruturas, tem trabalhado com os Gabinetes Técnicos das Câmara Municipais da ilha para que sejam identificadas as intervenções a serem feitas.

Neste momento, na Ribeira Brava, estão sobre a mesa intervenções como “restauro da zona histórica da Preguiça, restauro o centro urbano histórico da Ribeira Brava, conclusão das obras de reabilitação do orfanato, restauro da Casa do Dr. Baltazar Lopes da Silva, reabilitação de cerca de 150 habitações, para além de requalificação de várias acessibilidades. Enquanto que, no Município do Tarrafal, estão previstas estão previstos investimentos no grande projeto de requalificação de toda a orla marítima, intervenções em habitações, requalificação urbana e a estrada de Fragata”, elencou a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva.

Até este momento, algumas obras, no quadro do PRRA, já foram realizadas. No início desta semana o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, e a Ministra das Infraestrutura, Eunice Silva, inauguram, em conjunto com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, algumas obras de requalificação urbana, nas localidades de Belém, Chã de Norte e Lombona.

“Trata-se de um conjunto de intervenções simbólicas a nível da requalificação urbana e valorização das comunidades, mas que se reveste de grande importância para as populações beneficiadas”, defendeu o Vice-Primeiro Ministro, para quem o Programa PRRA “é um exemplo do que podemos fazer, Câmaras e Governo em parceria, com pouco dinheiro, ao serviço das comunidades. O trabalho é para continuar”.

PUB

PUB

PUB

To Top