PUB

Política

Santo Antão: UCID alerta para situação “medonha” na ilha

O presidente regional da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) em Santo Antão, Jailson Brito, alertou, quarta-feira, para a situação social “medonha” por que passa esta ilha, devido, sobretudo, ao “falhanço” do plano de mitigação da seca do Governo.

Jailson Brito, que falava à imprensa no final de uma visita ao Planalto Leste de Santo Antão, uma das zonas mais fustigadas pela seca, pôs em causa o plano de mitigação da seca e salvamento do gado em execução desde os finais de 2017, considerando que “as famílias no campo estão a passar por maus bocados”.

No entender de Jailson Brito, “falta vontade política na questão da mitigação da seca” em Santo Antão, onde os animais estão a morrer, e convidou os deputados nacionais por esta ilha “a visitarem o campo e ver as dificuldades por que passam as pessoas”.

É necessário, avançou, que os eleitos nacionais por Santo Antão “dispam as camisolas dos partidos e trabalhem com verdade, porque o povo está a sofrer”.

“Por exemplo, o deputado Damião Medina diz que foram salvas 23 mil cabeças de gado no Porto Novo. Tudo indica que não é verdade, porque temos famílias a passarem por maus bocados para salvar os seus animais”, notou o responsável da UCID em Santo Antão.

Além da situação social, a UCID em Santo Antão está, igualmente, preocupada com o estado do saneamento, alertando para os efeitos nocivos que a lixeira intermunicipal de Ribeira Brava está a provocar ao ambiente nesta ilha.

Conforme Jailson Brito, o saneamento em Santo Antão é, neste momento, “precário”, já que não há, nesta altura, viaturas em condições nem equipamentos adequados para a recolha de lixo, “sem falar das más condições em que o pessoal trabalha”.

INforpress

PUB

PUB

PUB

To Top