PUB

Sociedade

PEDS prevê investimento de 4,7 milhões de contos para gestão e tratamento dos resíduos

4,7 milhões de contos é o montante que o Governo, através Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS), prevê implementar em todos os municípios, para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos, no horizonte 2016-2021.

Em conferência de imprensa o administrador executivo da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Inácio Pereira avançou que desse montante, 160 mil contos vão para o apoio aos municípios na gestão dos resíduos, sendo 300 mil contos para o encerramento, relocalização e requalificação das lixeiras.

Já os 4,2 milhões de contos vão ser usados na construção e requalificação das infra-estruturas de tratamento e valorização dos resíduos.

Tendo em conta o aproximar da época das chuvas, Inácio Pereira afirma que aumentam as probabilidades de as águas pluviais servirem de veículos condutores de bactérias, vírus e fungos provocados pelos resíduos, podendo ainda ocorrer inundações devido à ineficácia dos sistemas de drenagem.

Neste sentido a ANAS, alega que é necessário medidas urgentes como limpeza ou eliminação dos pontos de deposição ilegal dos resíduos, desobstrução das valas e ribeiras, e a eliminação de pardieiros onde for possível.

Por outro lado Inácio Pereira diz que a população tem o papel fundamental nessa luta.

Entretanto, o Administrador da ANAS anunciou que, brevemente, o Aterro Sanitário Intermunicipal de São Domingos vai entrar em funcionamento, cobrindo todos os municípios de Santiago.

O espaço, conforme Inácio Pereira, tem a capacidade para receber 190 mil toneladas de resíduos por ano.

Neste momento só estão à espera de um camião autotanque e dois camiões basculantes para por o Aterro a funcionar.

WM

 

PUB

PUB

PUB

To Top