PUB

Cultura

Baía das Gatas começa hoje

A 34ª edição do Baía das Gatas é inaugurada esta sexta-feira, 10, pela cantora portuguesa Dulce Pontes, num certame de três dias que envolve um leque diversificado de artistas nacionais e internacionais. Ainda nesta noite actuam os artistas cabo-verdianos Dudu Araújo, Cremilda Medina, Ceuzany e Denis Graça. O ‘reggae-man’ jamaicano Fantan Mojah, intérprete da música “Rasta Got Soul”, encerra o primeiro dia do festival.

Amanhã, sábado, dia 11, a abertura é feita pelos DJ Rudy e Vava, seguindo-se as actuações de UB40, Astro & Mickey Virtue (Reino Unido), Cláudia Leite (Brasil) e C4 Pedro (Angola).

UB40 é uma banda britânica criada em 1978, curiosamente numa fila de Seguro Social Britânica, e extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado por “Unemployment Benefit 40” (Benefício de Desemprego). Sua formação multi-racial reflecte o meio de onde emergiram os seus membros. o UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte caráter político-social.

Cláudia Leite, para quem segue a música brasileira, é uma cantora e compositora de música pop e axé music, uma das maiores do género juntamente com Ivete Sangalo.

Possui músicas que ficaram conhecidas no Brasil e não só: “Amor Perfeito”, “Me Chama de Amor”, “Cai Fora” e “Extravasa” são algumas delas. Já o angolano C4 Pedro, esta é a segunda vez que vai subir ao palco da Baía, tinha actuado em 2016.

No domingo, 12, de novo a abertura com DJ, desta feita Fatboy e Mc Me, para uma tarde/noite em que deverão actuar ainda Batchart & Convidados, Mark Delman & Ary Beatz, Nelson Freitas, e Richie Campbell & The 911 Band. Nelson Freitas também já conhece a sensação de pisar aquele que é considerado o maior palco de Cabo Verde, pois já actuou várias vezes.

O português Richie Campbell, que viaja entre os ritmos do pop, reggae e dance hall, faz a sua estreia no festival, aproximadamente três meses após ter actuado no Festival da Gambôa, Praia. Na ilha de São Vicente já actuou em alguns eventos musicais organizados por promotores privados.

Atração 

A primeira edição do Festival da Baía das Gatas aconteceu em 1984 e desde então tem atraído milhares de espectadores, entre os quais emigrantes que regressam à sua terra natal, turistas e locais. Actualmente, é um dos maiores festivais de Cabo Verde e reúne músicos nacionais e internacionais. Normalmente, por essa altura, os hotéis e residenciais estão lotados e os voos para São Vicente também. 

PUB

PUB

PUB

To Top