PUB

Mundo

Zimbabué: ONU preocupada com violência pós-eleitoral

O secretário-geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, está preocupado com os relatos de violência em Harare, capital do Zimbabué, após as Eleições Presidenciais de segunda-feira.

Segundo um comunicado do seu porta-voz, Farhan Haq, o SG das Nações Unidas lembrou os compromissos assumidos pelas partes interessadas no Compromisso de Paz e no Código de Conduta para assegurar um “processo eleitoral pacífico e ordeiro”.

António Guterres pediu aos líderes políticos e à população que rejeitem “qualquer forma de violência”, enquanto aguardam pelo anúncio dos resultados eleitorais.

O SG das Nações Unidas apelou aos líderes políticos e aos concorrentes eleitorais para prosseguirem quaisquer disputas através de meios pacíficos, diálogo e de acordo com a lei.

Para Guterres, as Eleições marcam um passo em frente importante no desenvolvimento democrático do Zimbabué.

“O secretário-geral observou o espírito pacífico e democrático, que foi elogiado pelos observadores nacionais e internacionais, durante o dia das eleições”, refere o comunicado do seu porta-voz, Farhan Haq.

António Guterres apreciou o “compromisso do povo de Zimbabué” e o seu “renovado foco no desenvolvimento da Nação”.

Na quarta-feira, 1, três pessoas morreram nas manifestações pós-eleitorais em Harare.

Por sua vez, o chefe da equipa de observadores da Commonwealth nas Eleições do Zimbabué condena aquilo a que chama de “uso excessivo da força contra civis desarmados” pelas Forças de Segurança.

A população do Zimbabué aguarda o anúncio dos resultados das Eleições Presidenciais, disputadas pelo presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, e o líder da oposição, Nelson Chamisa, e outros 21 candidatos.

PUB

PUB

PUB

To Top