PUB

Sociedade

Santa Cruz: Escuteiros organizam Primeira “Jamboree” Nacional 

Santa Cruz (no interior de Santiago) acolhe, desde quarta-feira, 1,  até segunda-feira, 6, a Primeira “Jamboree” Nacional da Associação dos Escuteiros de Cabo Verde (AECV), em parceria com os colegas da Guiné Bissau,  visando a partilha e socialização de experiências e exposições no Movimento Escutista.

Segundo o presidente da AECV, Jailson Monteiro, “Jamboree” é um grande acampamento de formação e treinamento, trocas de experiências e exposições no Movimento Escutista.

“Na Guiné Bissau, no ano passado, onde estávamos numa formação, foi dado um treino para Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Na sequência disso,  surgiu a ideia de realizarmos a  Primeira ‘Jamboree’, para congregar relações escutistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Angola”, realça Monteiro, vincando que, “infelizmente, Angola e São Tomé e Príncipe não conseguiram participar” no Encontro de Santa Cruz, “por razões económicas”.

De acordo com o presidente da AECV, este acampamento tem como objective, entre outros, fortificar e intensificar os laços de fraternidade que existem entre os escuteiros, sobretudo passar a mensagem de paz no arquipélago.

Ainda de acordo com aquele responsável, o acampamento vai assegurar uma troca de experiências entre os escuteiros de Cabo Verde e da Guiné Bissau, esperando-se que tenha, também, impacto na vida das crianças escuteiras.

Por seu turno, o chefe Nacional-Adjunto dos Escuteiros da Guiné Bissau, Ezaquiel Silva, considerou que este encontro vai juntar o espírito da fraternidade entre estes dois países lusófonos.

O acampamento, que finda no dia 6, conta com várias actividades, nomeadamente: ateliês de formação e de reflexão, caminhada, diálogo de paz e inter-religioso, entre outras.

A parte cultural envolve artistas locais.

Com Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top