PUB

Política

JPAI realiza intercâmbio com congénere JAAC

A Juventude do PAICV (JPAI), concelhias de Santa Cruz, Santa Catarina e Tarrafal, concluiu no passado fim-de-semana um intercâmbio com a sua congénere Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) – Região de Gabu  (Guiné Bissau). Trata-se de uma iniciativa que pretende dar continuidade ao memorando de entendimento assinado entre a JPAI e a JAAC.

À convite da Juventude do PAICV, durante uma semana, Simão Seidi, Secretário Regional da JAAC de Gabu esteve em Cabo Verde, nos concelhos de Santa Cruz, Santa Catarina e Tarrafal com visitas e encontros de trabalhos.

Em jeito de balanço, Lúcio Fernandes, Vice-Presidente da Juventude do PAICV, destacou a iniciativa como a continuidade do Memorando de Entendimento assinado entre a JPAI e JAAC. ‘’Tínhamos o objectivo e o compromisso forte que o documento assinado não ficasse apenas no papel e que sim se traduzisse em acções concretas”, disse aquele responsável.

Segundo esta fonte, desde que a actual equipa assumiu a direcção da JPAI, sempre constou da agenda o fortalecimento da cooperação e das relações institucionais com outras juventudes partidárias de esquerda.

Neste sentido a realização do intercâmbio foi um importante ganho, especialmente porque os actores principais foram as estruturas concelhias da JPAI, nomeadamente de Santa Cruz, Santa Catarina e Tarrafal.

“Notamos esmero, compromisso e muita dedicação destas estruturas concelhias, seja no acolhimento, bem como nos excelentes programas de trabalho concebidos para o intercâmbio”, afirma o vice-presidente da Juventude do PAICV, Lúcio Fernandes.

O vasto programa incluiu um leque de encontros, actividades e visitas a instituições de natureza local nomeadamente Câmaras e Assembleias Municipais, Escolas, Hospitais e Centros de Saúde e vários lugares históricos permitindo ao Secretário Regional da JAAC Gabu aprender com a experiencia de Cabo Verde a nível da organização local, conhecer a realidade dos municípios visitados e os desafios que ainda têm pela frente, especialmente, em questões relacionadas com a Juventude.

Convém realçar que em meados de Julho o presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina, esteve na Guiné-Bissau, numa missão de trabalho. Durante cinco dias, este responsável esteve envolvido numa série de visitas institucionais, encontros de trabalhos e várias actividades no território guineense. O líder da JPAI ministrou uma palestra subordinada ao tema “O papel da Juventude no desenvolvimento e construção de uma sociedade justa e inclusiva”.

PUB

PUB

PUB

To Top