PUB

Economia

São Lourenço dos Órgãos: Câmara cria Gabinete de Empreendedorismo para fomentar tecido empresarial no concelho – responsável

A vereadora da Administração de Finanças, Comércio e Emprego, Surzy Reis, anunciou hoje que a Câmara local acaba de criar um Gabinete de Empreendedorismo para fomentar o tecido empresarial no município, através de elaboração de projectos.

O Gabinete de Empreendedorismo é um órgão criado pela edilidade para apoiar os jovens e empreendedores na elaboração de projectos locais sobre matérias ligadas ao empreendedorismo em todas as áreas.

“Sempre havia muitos jovens a solicitar à Câmara financiamento de projectos e, nesse caso, como temos técnicos que trabalharam muito tempo na elaboração de projectos e orientações a jovens, decidimos abrir esse gabinete para dar todo o apoio necessário aos jovens que submetem os seus pedidos para elaboração, orientação e financiamento de projectos”, esclareceu.

Segundo Surzy Reis, o Gabinete de Empreendedorismo tem como objectivo diminuir o desemprego no município, fomentar o empreendedorismo e o tecido empresarial.

A vereadora afirmou que, futuramente, a autarquia quer assumir mais projectos com financiamento do orçamento do próprio gabinete, acrescentando que embora estejam no início, a ideia é próprio gabinete liderar o financiamentos dos programas

De acordo com a responsável, será tarefa do Gabinete não só o apoio na elaboração de projectos, mas também saber se os projectos elaborados estão ter financiamentos, para se poder saber se tem impacto ou não”
Surzy Reis apontou a diminuição do desemprego é mais uma preocupação do Gabinete.

No entender desta responsável, o tecido empresarial no concelho é ainda “muito fraco”, pelo que estão a trabalhar “forte” para o seu aumento em São Lourenço.

Avançou ainda que “o concelho tem grandes potencialidades”, principalmente nas zonas altas, onde, reconheceu, existem grande capacidade de produção de produtos que podem ser transformados.

Por isso, disse, estão a decorrer encontros com a comunidade, promovidos pela autarquia, no sentido de sensibilizar jovens e mulheres chefe de famílias, que poderão receber financiamentos para actividade geradoras de emprego, através do Gabinete, com um trabalho mais especializado.

O Gabinete conta com dois técnicos que selecciona jovens ou empresários que queiram submeter os seus projectos para financiamento.

A autarquia anunciou que vai organizar esses dias atelier de empreendedorismo e promover formações em diferentes áreas, como a pecuária, a agricultura, o comércio, pequenos negócios, entre outros.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top