PUB

Sociedade

Brava: Câmara Municipal realiza campanha de limpeza em diversos pontos da ilha

A Câmara Municipal da Brava, em parceria com a Delegacia de Saúde, realizou uma campanha de limpeza para a recolha de lixos de algumas zonas e o expurgo da Lixeira Municipal, baseada em Favatal.

A acção de limpeza, realizada nesta sexta-feira, 27, pretendeu, essencialmente, manter a ilha limpa e eliminar os amontoados de lixos visíveis em algumas zonas, de forma a prevenir algumas doenças da época das chuvas, conforme adiantou a vereadora responsável para a área do Saneamento.

“Apesar de termos uma equipa da Câmara para a limpeza e saneamento, ainda temos pessoas que acumulam lixos em algumas localidades”, reconhece Domingas Coelho, explicando à Inforpress que esta iniciativa é feita todos os anos e em várias edições.

Na Lixeira de Favatal, a limpeza iniciou-se pelos arredores, recolhendo as bolsas de plástico que estavam espalhadas nos arredores, no meio das acacias (espinheiras), para mais tarde serem queimadas.

“Não é um trabalho para ser realizado em um ou dois dias. Para minimizar os problemas da Lixeira, é necessário uma intervenção de meses”, reconhece Coelho.

A vereadora reconheceu ainda que,  muitas vezes, fica um pouco difícil fazer o controlo das viaturas que vão deixar os detritos na Lixeira, pois – segundo explicou -,  a Câmara tem transporte para o lixo, mas há “lojas e supermercados”, que, às vezes, não vão deixar o lixo no local apropriado, deixando-o a meio do caminho, por entre as árvores”.

“Vamos fazer um trabalho de fundo, cuidadoso, porque temos diversos tipos de lixo misturados nesta Lixeira, desde o lixo caseiro ao produzido no Hospita. Nenhum deles é dado o devido tratamento”, vincou.

Após os trabalhos, esta responsável avança que a Lixeira vai ser vedada e terá um guarda que fará o controlo das viaturas, de forma a ter certeza de que estão a depositar o lixo no local certo.

Posteriormente, está prevista uma campanha de pulverização para, também, se eliminar alguns focos de pulgas que já foram detectados.  “Aliás, esta acção vem sendo feita, ao longo do ano, e neste período será redobrado, devido à época das chuvas que está aproximando”, frisa.

Em relação à situação da Lixeira de Favatal, relativamente à sua localização e lotação, a vereadora Domingas Coelho disse que a Comissão Municipal de Saúde reunirá, brevemente, para estudar e encontrar uma solução mais eficaz para o problema.

Com Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top