A ilha do Sal vai ser entre 30 de Julho e três de Agosto, palco do simpósio “Africa Endeavor 2018”. Um evento promovido pelo Ministério da Defesa e o Comando dos Estados Unidos para África(US-AFRICOM).
O objectivo do evento é aumentar as capacidades de comando, controle e comunicação das nações africanas, encorajando tácticas, treinos e procedimentos interoperáveis, permitindo que esses países possam oferecer apoio nessa matéria às forças da União Africana e de Alerta Africana, envolvidas em missões de assistência humanitária, desastres e manutenção da paz.
Conforme a organização, esse evento de cinco dias vai ser constituído por palestras, apresentações, sessões de discussão, bem como oportunidades de networking, com foco na segurança cibernética e comunicação tanto marítima, como terrestre.
O evento que vai ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, conta com a presença do comandante do US-AFRICOM.
A organização prevê a presença de 160 militares e profissionais da comunicação militar, representando 40 países africanos, bem como comunidades económicas regionais, organizações internacionais (Nações Unidas, União Africana, União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte), Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e agências intergovernamentais das nações africanas e europeias.
De referir que o simpósio “Africa Endeavor” foi realizado pela primeira vez em 2006 na África do Sul e subsequentemente em Gana (2007), Nigéria (2008), Gabão (2009), Gana (2010), Gâmbia (2011), Camarões (2012), Zâmbia (2013), Alemanha (2014), Botsuana. (2015), Madagáscar (2016) e Malawi (2017).
WM