PUB

Sociedade

Santo Antão: Fogo posto estará na origem do incêndio

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, disse, nesta sexta-feira (27), que tudo leva a crer que a origem do incêndio deflagrado esta madrugada, no Planalto Leste, seja fogo posto.

Em declarações à agência de notícias, Inforpress, Orlando Delgado disse que “a Polícia Judiciária (PJ) já foi accionada para as necessárias investigações” porque “pela dimensão e pelo número de fogos surgidos” essa conclusão parece viável seja por negligência seja por vandalismo, até porque, adiantou “estamos numa época que não é de muito calor”.

“É inconcebível que haja pessoas que, por má-fé ou por outra razão qualquer, sejam capazes de destruir um património de gerações”, disse Orlando Delgado.

O edil da Ribeira Grande, que preside à Associação dos Municípios de Santo Antão, destacou o envolvimento das pessoas no combate às chamas que mobilizam todos os bombeiros, do Planalto Leste e dos três municípios, bem como as instituições sediadas na ilha.

Este incêndio de grandes dimensões deflagrou-se por volta das 01:40 de hoje no perímetro florestal do Planalto Leste, em Santo Antão, e é o terceiro que ocorre em menos de dois meses nessa floresta que, há menos de duas semanas, foi dotada de um corpo de bombeiros voluntários como medida preventiva do Governo para a protecção dessa reserva florestal, alvo de frequentes incêndios nas últimas duas décadas.

Segundo esses serviços, o fogo, que começou na zona de Espongeiro, já consumiu grande quantidade da floresta e está a ameaçar as habitações, estando os bombeiros da ilha a ter grandes dificuldades no controle das chamas.

O delegado municipal do Planalto Leste, Paulino Neves, confirmou à Inforpress que “a situação é mesmo complicada” e que o incêndio está a deflagrar em várias frentes, desde Morro Conceição até Morro de Vento.

No período da manhã de hoje algumas famílias foram evacuadas de suas casas porque o fogo estava a ameaçar as habitações e estradas foram cortadas por causa deste incêndio, mas por volta das 13:30 as estradas foram reabertas e a circulação rodoviária faz-se normalmente.

Este incêndio, já considerado o pior de sempre nesta floresta, terá consumido cerca de 60 hectares de floresta (área equivalente a 60 campos de futebol) é “muito mais grave” do que o de Junho de 2017, que consumiu 30 hectares.

Segundo as autoridades, há pelo menos três frentes activas e, neste momento, algumas captações de água já foram destruídas.

PUB

PUB

PUB

To Top