São Tomé e Príncipe assumiu, nesta sexta-feira (20), a presidência da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, na sua XI Reunião na capital de São-Tomé, que simbolizou a passagem desta liderança a pouco menos de 24 horas da abertura oficial dos XI jogos da CPLP, pela primeira vez, naquele arquipélago.
Na sua intervenção, o ministro são-tomense da Juventude e Desporto, Marcelino Sanches, sublinhou que esta reunião ministerial da CPLP visa, sobretudo “ passarmos em revista tudo que individual e conjuntamente fizemos pela nossa juventude e aquilo que perspectivamos fazer nos próximos tempos”.
Ainda sobre a reunião, Marcelino Sanches disse que “ com determinação de sempre, estou certo que encontraremos as melhores soluções para superar os obstáculos que nos colocam” a nível da juventude da CPLP.
Relativamente aos jogos, o ministro são-tomense do Desporto afirmou que “ verdadeiramente o que importa é o convívio entre a juventude”, tendo acrescentado que esta festa desportiva da lusofonia tem como pano de fundo “ o fortalecimento de amizade e solidariedade” entre a juventude desportista dos Estados membros da comunidade.
Para a sua intervenção, a Conferência instituiu como atividades-âncora os Jogos Desportivos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a realizar a cada ano
interpoladamente. Para além destas atividades, são instituídos Planos de Ação setoriais para dois anos, que procuram ir de encontro às prioridades identificadas para o período em questão.
Tendo por base o Acordo de Cooperação no Domínio da Juventude e Desporto rubricado entre os Estados membros da CPLP, esta conferência dos ministros dos Desportos da CPLP, instituiu como atividades-âncora os Jogos Desportivos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a realizar a cada ano interpoladamente.
Para além destas actividades, são instituídos Planos de Acção sectoriais para dois anos, que procuram ir de encontro às prioridades identificadas para o período em questão.
Fonte: STP-Press