Devido a vários factores condicionantes, com destaque para “o mau ambiente que se vivia” em São Bento, criou-se a Associação dos Amigos de São Bento (AASB), integrada por residentes, ex-moradores e pessoas que frequentam, “com alguma regularidade”, aquele bairro da cidade de Assomada (interior de Santiago).
Criado a 7 de Abril de 2017, a AASB tem como propósito, entre outros, socializar e dar uma nova visão a zona do bairro.
Segundo a médica-dentista e presidente da São Bento, Lidiane Duarte Varela, a colectividade tem levado ao público actividades que promovem a educação, o desporto e a cultura, com o objectivo de dar “uma nova imagem e atrair um olhar diferente e positivo” para a zona.
“Apesar de ainda faltar muito por fazer, estamos a ver mudanças paulatinas. Hoje, esta zona é vista com um novo olhar, graças à reestruturação das ruas, feita pela Câmara Municipal. O interessante de tudo isso, também, é que estamos a ver menos lixo nas ruas”, manifesta Lidiane Varela.
De acordo com Varela, o grupo tem em agenda, entre outras, o resgate das brincadeiras antigas, a par da realização de feiras de Saúde, jogos diversos e iniciativas de educação cívica.
“Nós Zona, Nós Casa” é o lema de São Bento, que “pretende e aposta no incentivo aos moradores”, de modo a que seja “uma zona de referência, pelas boas razões”.
PG