O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, visitou no domingo (8) o município de Bembibre na Espanha. Com esta deslocação àquele país, Tavares, pretende analisar as relações com a Villa del Boeza, que alberga uma das principais comunidades cabo-verdianas.
O ministro foi recebido oficialmente pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Otero, com quem analisou as relações com a Villa del Boeza. Durante a visita, Tavares aproveitou para estimular a geminação e cooperação com a câmara Municipal de Berciano.
A visita do chefe da Diplomacia Cabo-Verdiana teve o propósito de negociar colaborações e intercâmbios culturais/empresariais de modo a reforçar os acordos já existentes entre os dois países.
«Cabo Verde tem excelentes relações com o Governo de Espanha, não apenas em termos de cooperação económica e de defesa. A minha visita quer reforçar estas cooperações também com os sítios, que, como Bembibre, acolhem uma importante comunidade cabo-verdiana desde há muitos anos», afirma Luís Filipe Tavares.
Luís Filipe Tavares realçou a comunidade espanhola existente em Cabo Verde e o seu contributo especialmente na área do turismo, segundo ele, “uma colaboração que busca reforçar-se e que torna mais fácil com as geminações entre os municípios semelhantes em Cabo Verde, porque deve-se explorar e estudar as possibilidades de cooperação entre ambos”.
A visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade é marcada principalmente pela participação nas actividades, que as comunidades cabo-verdianas organizaram para celebrar o dia da Independência de Cabo Verde.
IMC
Fonte: Página oficial do governo