O “cenário” que se vive no Planalto Leste de Santo Antão a nível social é de “bradar aos céus”, alertaram hoje os deputados do PAICV (oposição) pelo círculo eleitoral desta ilha, que nos últimos dias esteve de visita a essa localidade.
Em jeito de balanço, a deputada Vera Almeida informou que em “quase todos os povoados” visitados pelos parlamentares a situação é marcada por dificuldades dos criadores em salvar os seus animais, pelo desemprego das famílias e pela “penúria” de água para abastecimento público.
“Não há emprego público, as mercearias estão a fechar as portas por dívida e a população não tem como levar a panela ao lume. Os criadores de gado não conseguem salvar o seu gado e o rendimento familiar escasseia-se dia pós dia”, explicou Vera Almeida.
“Um cenário de bradar aos céus”, avisou esta deputada, alertando ainda para o problema de habitação no Planalto Leste, que se coloca “com muita preocupação” nessa comunidade, numa altura em que se aproxima da época das chuvas.
“É arrepiante ver o estado das casas, com tectos a caírem em cima de idosos”, notou, destacando, igualmente, a situação de crise de água que tem afectado as populações.
Os deputados do PAICV chamam ainda a atenção para a situação da iluminação pública nesse planalto que, no seu entender, é “praticamente inexistente”.
Os parlamentares do PAICV contrariam, assim, as declarações dos deputados do MpD (poder) por Santo Antão, que têm estado a defender que a ilha vive uma “situação de normalidade”, graças ao “sucesso” do plano de mitigação da seca, no âmbito do qual foram já criados 3.500 empregos.
Inforpress