PUB

Destaques

Destaques da edição 566 do Jornal A NAÇÃO

De 05 a 11JUL2018 
 
WLADIMIR BRITO  SOBRE  SOFA
“Este Parlamento perdeu a legitimidade para nos representar”  
O constitucionalista Wladimir Brito considera que o Parlamento extravasou as suas competências ao “alienar” a “soberania jurídica” do país em favor dos Estados Unidos da América (EUA), através da ratificação do SOFA (“Status of Forces Agreement”). Por essa razão, defende que “os deputados deixaram de ter legitimidade para representar os cabo-verdianos” e espera que o Presidente da República e o Tribunal Constitucional venham a inviabilizar a implementação do referido Tratado. E avisa: “Cabo Verde está a perder o Norte”. 
…………………………………………………………………………………………………………………………….Págs.  A02 a A08   
 
 
SÃO  VICENTE
Produção de palha verde para pasto dribla seca
No momento em que Cabo Verde atravessa um ano de severa seca, com animais a morrerem por falta de alimento, o antigo emigrante Pedro Rocha, em São Vicente, diz ter parte da solução para a gritante falta de forragem. Esta passa pelo cultivo de palha verde de trigo. No entanto, apesar do seu sucesso, nunca foi abordado por nenhuma autoridade do sector da agricultura.…………………………………………………………………………………………………………..Págs. A10 e A11  
 
 
JUSTIÇA
Advogados estagiários em conflito com a OACV
Um grupo de advogados estagiários, na cidade da Praia, acusa a sua ordem profissional (OACV) de andar a agir ilegalmente ao impedir-lhes de fazer o exame final de agregação. Os lesados ameaçam recorrer aos tribunais para fazerem valer o que consideram ser os seus direitos, um dos quais o de poder ingressar na classe e exercer normalmente.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A15       
ECONOMIA
Icelandair saida TACV e deixa Governo “januário no ar”
O Governo não vai renovar o contrato de gestão com a Icelandair que termina em Agosto próximo. O “parceiro” islandês, que tinha como missão preparar a TACV (actual Cabo Verde Airlines) para a privatização, sai assim da jogada, sem que se saiba ao certo o que ditou a decisão. O ministro José Gonçalves garante, apesar disso, que a privatização vai acontecer até final do ano. 
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Pág. A 13
JOGOS AFRICANOS DA JUVENTUDE
Andebol Feminino quer Cabo Verde no pódio O treinador da Selecção Nacional de Andebol Feminino sub-18 quer alcançar o pódio nos Jogos Africanos da Juventude, que decorrem na Argélia, de 18 a 27 de Julho. Jean Pierre Spencer manifesta, assim, o seu desejo de colocar Cabo Verde no mapa mundial da modalidade. 
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A17      
“QUINTAL DAS ARTES”   
De depósito de lixo a “albergue”
de criativos mindelenses  
O “Quintal das Artes” é, actualmente, um dos principais pontos turísticos da Rua-de-Praia, no Mindelo. Depois de vários anos transformado em depósito de lixo, a antiga Esquadra da Polícia do Mindelo reinventou-se e passou a ser um “albergue” de criativos de São Vicente. 
………………………………………………………………………………………………………………………………….In Caderno  ETC.          
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
-Esta Edição nº 566 – que já está bancas -, contém, também, o habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Cipriano Fernandes e de José Valdemiro Lopes; a par da Análise de José Vicente Lopes; e da Coluna  de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top