A Associação dos Estudantes Cabo-verdianos(AECV) da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brazileira(UNILAB), comemora hoje também o 43º aniversário da independência nacional, com várias actividades.
Segundo um dos membros da AECV, Igor Teixeira, esta é uma tradição que vêm realizando há vários anos, como forma de unir a comunidade cabo-verdiana, a fim de mostrar o que de bom se faz em Cabo Verde.
Por outro lado, conta Teixeira, a iniciativa visa transmitir experiência aos estudantes que iniciaram os estudos recentemente no Brasil.
O evento começa por homenagear os ex-estudantes cabo-verdianos da UNILAB, seguido de uma exposição fotográfica sobre os mesmos.
Duas mesas redondas, uma sobre “Estudantes cabo-verdianos da UNILAB: Desafios e perspectiva”, e outra sobre a “Integração racial”, fazem parte das actividades de comemoração.
Realizam também, uma palestra sobre a “Sociedade e o Estado Cabo-verdiano.
“O debate em alusão ao dia da independência da República de Cabo Verde visa (entre outros objetivos) promover a reflexão acadêmica sobre as conquistas e os desafios que se colocam à sociedade civil e ao estado cabo-verdiano na actualidade”, explica.
Do programa constam ainda eventos culturais como dança, música, desfile e coral, terminando com um convívio de confraternização entre os diferentes estudantes cabo-verdianos e não só.
De referir que na UNILAB estão a estudar mais de 50 estudantes cabo-verdianos.
WM