A associação brasileira “Tambores do Mundo” vai realizar” no dia 02 de Agosto, na cidade da Praia, o primeiro Festival Internacional de Percussão de Cabo Verde, com um desfile de ritmos da praia da Prainha à Quebra Canela.
A informação foi avançada pelo director executivo do festival, Eduardo Escariz, indicando que de 03 a 24 de Julho, as actividades vão ser de cariz social e comunitário, com a realização de workshops sobre a construção de instrumento de ritmos de avenida, a serem ministrados pelo brasileiro llê Aiyê, Walter Kunzi, da Suíça e Kwame Gamal, de Cabo Verde.
Estas actividades, segundo Eduardo Escariz, vão ser um trabalho “corpo a corpo” junto das comunidades para saber quantos grupos de percussão existem em Santiago, como estão as condições dos tambores, quais os tambores utilizam e que tipos podem ser confeccionados em conjunto.
Depois desta fase mais técnica, a partir do dia 26 de Julho, adiantou o responsável, vão começar com Master Classes com mestres de percussão da Bahia (Brasil), Senegal, Tenerife, Angola e Cabo Verde.
“A ideia é criar um diálogo sobre a percussão para descobrir a força dos ritmos cabo-verdianos e fazer um resgate porque sentimos uma carência de formação e informação para as pessoas empoderarem as suas próprias histórias”, revelou Eduardo Escariz.
Neste sentido, reforçou que a percussão tem uma parte social e uma outra mais avançada a nível de ensino, partilha e junção de ritmos entre os países.
A associação já conta com 10 anos, em Salvador da Bahia, no Brasil, e promove projectos de intercâmbio musical-percussivo entre grupos que executam a música afro-baiana pelo mundo.
No período do Carnaval, o projecto recebe centenas de alunos de diversas partes do mundo para morar na Comunidade do Curuzu.
Associação brasileira “Tambores do Mundo” realiza primeiro Festival Internacional de Percussão em Cabo Verde
Por
Publicado em