O plano para o novo serviço military obrigatório (SMO) é destinado a rapazes e raparigas e será dividido em duas fases. A primeira fase traduz-se num mês de serviço obrigatório, com um foco na cultura cívica, ou seja, trabalho voluntário (ensino, caridade) e instrução com a polícia, bombeiros e exército. A ideia desta primeira fase é “capacitar os jovens para a criação de novas relações e desenvolver o seu papel na sociedade”.
A segunda fase é um programa voluntário, de três meses a um ano, onde os jovens serão encorajados a servir “numa área ligada à defesa e segurança”. Porém, nesta fase, podem também optar por continuar com trabalho de voluntariado na área que entenderem.
O objectivo do plano, segundo Macron, é promover o sentido de dever cívico e de orgulho nacional entre a juventude francesa, uma noção que poderá ter-se diluído no actual contexto político e social, no entender do governante.
O SMO em França foi descontinuado em 1997, quando Macron tinha 18 anos de idade, tornando-o no primeiro presidente francês que não completou o serviço militar.