PUB

Mundo

Venezuela: PR acusa homólogo colombiano de “provocações” militares

O Presidente venezuelano (PR), Nicolás Maduro, acusa o seu homólogo colombiano de fomentar alegadas “provocações” de natureza military, de modo a arrastar os dois países para um conflito que justifique a intervenção norte-americana.
“Ogoverno colombiano de Juan Manuel Santos está a fomentar incidentes militares e provocações a partir da Colômbia, e também dentro do território venezuelano, com o objetivo de desencadear um conflito” entre os dois países, acusou Nicolás Maduro, durante uma reunião com militares, segundo a agência France Presse.
“Dirijo-me às Forças Armadas e Policiais colombianas para que elas não se prestem às manobras do seu presidente em exercício (…) que gostaria de desencadear um conflito armado para o benefício do imperialismo norte-americano e contra a República soberana da Venezuela”, afirmou Maduro.
As acusações do chefe de Estado venezuelano acontecem na véspera da segunda volta das eleições Presidenciais na Colômbia, o primeiro desde a paz com as ex-guerrilheiras FARC.
Juan Manuel Santos não pode voltar a concorrer depois de dois mandatos consecutivos, desde 2010.
Maduro convidou o sucessor do actual Presidente colombiano a “corrigir” os “grandes erros de Juan Manuel Santos”, que resultaram, segundo ele, nas piores relações de “200 anos” entre os dois vizinhos.
O Presidente Maduro instruiu o comandante das operações estratégicas, o general Remigio Ceballos, para que tome “as medidas necessárias, com vista a (…) aniquilar quaisquer provocações ou incidentes que o governo cessante da Colômbia possa levar a cabo para minar as relações entre a Venezuela e a Colômbia”.
As acusações de Maduro contra as autoridades colombianas são frequentes e Santos é apresentado por seu homólogo venezuelano como um “lacaio” dos Estados Unidos da América.

PUB

PUB

PUB

To Top