PUB

Política

Ministra da Educação participa na I Reunião dos Ministros da Educação do Fórum dos Países Africanos de Língua Portuguesa, em Angola

A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, participa de 7 a 8 de junho, em Luanda, Angola, na I reunião dos Ministros da Educação de Fórum dos Países Africanos de Língua Portuguesa- FORPALOP.
A reunião visa também analisar, conjuntamente, as necessidades comuns, apresentar propostas sobre a mobilidade estudantil para cursos técnico-profissionais, identificar de potencialidades no domínio do Ensino Técnico-Profissional, enquanto promotor da profissionalização dos serviços e do desenvolvimento sustentável.
O encontro vai servir ainda para apresentar os resultados do Diagnóstico à Aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO de 1990) nas Escolas, realizado em Angola, bem como analisar as possibilidades de colaboração na pesquisa em áreas afins e fortalecer a cooperação a nível da investigação científica no espaço PALOP e Timor-Leste.
O FORPALOP foi criado pelos PALOP, (organização que existe há cerca de quatro décadas, logo após a independência dos cinco países falantes do português). Trata-se de um resgate da última reunião institucional, realizada em 1992, realizado em São Tomé e Príncipe.
O Fórum dos PALOP é um órgão multilateral de concertação político-diplomática e de cooperação. Visa o “aprofundamento das históricas relações” e a solidariedade entre os cinco países africanos de língua oficial portuguesa.

PUB

PUB

PUB

To Top