PUB

Mundo

Angola: UNITA reclama novo registo eleitoral para Autárquicas

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA,) – maior partido da oposição angolana -, defende a realização de um novo registo eleitoral, para as primeiras Eleições Autárquicas, em 2020, sob pena de o processo conhecer os mesmos vícios das últimas Eleições Gerais.
A posição – escreve a Agência Lusa – foi marcada, em conferência de imprensa, denominada “Verdade Eleitoral”, tendo o secretário para os Assuntos Eleitorais da ( UNITA) , Vitorino Nhany, dado a conhecer o acórdão do Tribunal Provincial de Luanda, que inocentou o seu comissário eleitoral da Quiçama, da acusação de realizar um duplo registo eleitoral, para as Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017.
Vitorino Nhany disse que “a UNITA foi acusada de descredibilizar o processo do registo eleitoral, mandando os seus membros registar-se duas vezes e que o comissário Ernesto João Manuel foi usado pela UNITA como prova de alegada falha do sistema”.
Aquela força política lamentou os “danos morais a si causados”, bem como ao seu comissário, que “ficou seis meses sem direito ao subsídio”.
Segundo o dirigente da UNITA, o Acórdão do Tribunal considerou improcedente a acusação, por não ter sido provado o crime de que vinha acusado o seu comissário eleitoral municipal.
As Autárquicas angolanas estão previstas para 2020, sendo realizadas, faseadamente, num período de 15 anos.

PUB

PUB

PUB

To Top