Os Bombeiros e civis do concelho de Santa Catarina, (interior de Santiago), estão a receber formação no domínio da prestação de primeiros socorros e no combate a incêndios urbanos, florestais e em viaturas.
São cerca de 30 formandos que participam durante três semanas na ação de formação ministrada por técnicos portugueses fruto de uma parceria com os Bombeiros de Beato e Penha de França (Portugal).
Os participantes vão conhecer também os cuidados a ter com os materiais perigosos nas suas atuações, nomeadamente produtos químicos que facilmente provocam a propagação de incêndios e constituem risco para a segurança dos bombeiros; desencarceramento; técnicas de busca e salvamento; salvamento e resgate em zonas de difícil acesso; realização de um simulacro e, por último, irão ser avaliados com uma prova escrita.
Segundo o vereador responsável pela Segurança e Protecção Civil, Emanuel Carvalhal, “esta formação vem na sequência de outras ações de capacitação dos bombeiros e civis do município de forma a serem mais eficazes e eficientes na prestação de serviços”.
E enquanto responsável pela área, sublinhou que irá unir os esforços necessários para que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina seja uma referência na região e no país.
Os Bombeiros do Beato e Penha de França fizeram uma entrega simbólica de equipamentos aos bombeiros de Santa Catariana. Brevemente o município vai receber mais uma ambulância e uma viatura de combate a incêndios para suprir as necessidades do concelho
Santa Catarina: Bombeiros municipais participam numa ação de formação em primeiros socorros e incêndios urbanos
Por
Publicado em