A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV) celebra esta sexta-feira,11, 20 anos da sua criação. O aniversário vai ser assinalado com a 5ª edição do “Fórum 20 anos de Bolsa” a ter lugar na Assembleia Nacional, a partir das 9 horas, sob o tema central: “O País Plataforma. As ligações à Europa. O mercado potencial da CEDEAO.”
Isto, tendo em conta o facto de Cabo Verde pretender tirar vantagens do seu posicionamento estratégico, especialmente no contexto africano, onde se propõe destacar enquanto plataforma de serviços no atlântico médio, potenciando o relacionamento comercial entre blocos económicos consolidados (Europa e América do Norte) e emergentes (América do Sul e África).
O desenvolvimento de parcerias de investimento; e o aprofundamento de complementaridades que, de outra forma, dificilmente seriam mobilizáveis em benefício, não somente dos agentes económicos diretamente interessados, mas, sobretudo, das populações envolvidas, estarão também em debate.
Já o terceiro painel irá abordar “Cabo Verde enquanto Plataforma Financeira – As ligações à Europa . O mercado potencial da CEDEAO” e terá como orador Gilberto Barros, secretário de Estado Adjunto do Ministro das Finaças, Paulo Rodrigues da Silva – Presidente da Euronext Lisboa e Khassim Diop – Director-geral do Bource Régionale des Valeurs Mebilières (BRVM).