PUB

Sociedade

União Europeia e Instituto Camões oferecem equipamentos à PJ de Cabo Verde orçados em 24 mil euros

A União Europeia e o Instituto Camões entregaram um conjunto de equipamentos à Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana, orçados em cerca de 24 mil euros, para melhorar a sua capacidade de atuação e investigação, foi hoje anunciado.
Os equipamentos foram entregues à PJ cabo-verdiana ao abrigo do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED), referem os promotores.
Entre os materiais está um purificador de água para análise de ADN e respetivos consumíveis, mobiliário para arquivo de vestígios forenses recolhidos na cena do crime, nomeadamente impressões digitais, aparelhos de ar condicionado para climatização e proteção das máquinas da polícia científica e baterias UPS.
A PJ cabo-verdiana recebeu ainda um cromatógrafo gasoso, aparelho que serve para realizar com exatidão análises a estupefacientes e venenos, tendo os técnicos recebido formação em abril para o seu funcionamento, manutenção e conservação.
Pretende-se que os materiais possam ajudar a PJ de Cabo Verde a melhorar a sua capacidade de atuação, investigação, prevenção e combate à criminalidade económico-financeira e tráfico de drogas.
O projeto, que não precisou a data da entrega dos materiais, pretende continuar a apoiar a polícia científica cabo-verdiana ao longo deste ano e do próximo, até um total de 65 mil euros.
O PACED é um projeto que nasceu da parceria da União Europeia com os PALOP e Timor-Leste.
Tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, branqueamento de capitais e criminalidade organizada, em particular o tráfico de estupefacientes.
A sua intervenção centra-se em ações destinadas a reforçar a capacidade institucional das autoridades competentes ao nível legislativo, executivo e judiciário, promovendo o intercâmbio e partilha de conhecimento e boas práticas.
Com duração prevista até dezembro de 2019, o projeto tem um orçamento de 8,4 milhões de euros, financiados pela União Europeia, ao abrigo do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
Em Cabo Verde, o PACED trabalha diretamente com o Ministério da Justiça e do Trabalho, Conselho Superior de Magistratura Judicial, Procuradoria-Geral da República, Unidade de Informação Financeira e Banco de Cabo Verde e Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top