PUB

Mundo

Coreias acordam assinar tratado de paz para terminar guerra oficialmente

As Coreias do Norte e do Sul vão assinar um tratado para acabar, formalmente, a Guerra da Coreia, no fim deste ano, 65 anos depois de as hostilidades terem terminado.

A medida foi anunciada pelos dois países numa declaração-conjunta, esta sexta-feira,  27, refere a CNN, que afirma que o documento se chamará “Declaração para a Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana” e será assinado antes do fim do ano.

Segundo o comunicado “os dois líderes declaram solenemente que não haverá mais guerra na Península Coreana e que uma nova era de paz vai começar”.

A Guerra da Coreia terminou em 1953 num impasse, depois do qual foi assinado um armistício, mas nunca foi seguido de um Tratado de Paz, o que fazia com que os dois lados ainda estivessem tecnicamente em guerra.

Kim Jong-un (da Coreia do Norte) e Moon Jae-in (do Sul) acordaram, também, tomar medidas para “a comnpleta desnuclearização da peninsula coerana, durante a histórica cimeira realizada na fronteira entre os dois países.

“O Sul e o Norte confirmaram a sua meta comum de conseguir uma península livre de armas nucleares através da completa desnuclearização”, refere a declaração-conjunta, assinada pelos dois líderes, no final da cimeira.

O Presidente da Coreia do Sul anunciou, ainda, que vai visitar a Coreia do Norte no Outono deste ano.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top