PUB

Sociedade

Tarrafal celebra 101 anos no ex-Campo de Concentração

A Assembleia Municipal do Tarrafal comemora os 101 Anos da criação do Concelho, com uma Sessão Solene a decorrer no espaço do ex-Campo de Concentração.
Com início marcado para as nove horas desta quarta-feira, 25, o evento conta a presença do Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Santos.
A cerimónia dos 101 anos conta com os discursos dos sujeitos parlamentares, nomeadamente, dos líderes das duas bancadas (do MpD, situação; e PAICV, oposição), dos presidentes da Câmara e da Assembleia municipais,  além do líder do Parlamento Nacional, Jorge Santos.
Entretanto, a anteceder a Cerimónia Central, as Forças Armadas de Cabo Verde içam a Bandeira Nacional, na Câmara Municipal, estando previsto um desfile militar, perto do meio-dia, pelas ruas da Cidade de Mangui (a Capital do Tarrafal), no final da Sessão Solene, que decorre no ex-Campo de Concentração.
A Assembleia Municipal do Tarrafal é dirigida por Silvino Lopes Évora, enquanto a Câmara é liderada por José Pedro Nunes.
O palco de celebração dos 101 anos do Concelho é o Campo de Concentração do Tarrafal, sítio que, durante quatro décadas, serviu de prisão aos opositores do regime de Salazar, vindo a ser encerrado em 1974, após a Revolução do 25 de Abril, em Portugal, e às vésperas da Independência de Cabo Verde – a 5 de Julho de 1975.
Nos primeiros anos do pós-Independência – e durante um largo período -, o ex-Campo de Concentração serviu de Centro de Instrução Militar.
O Concelho do Tarrafal foi criado em 1917, através do Decreto Lei nº 3, 108-B, de 25 de Abril, publicado no Suplemento nº 3, do Boletim Oficial (B. O.), nº 25/1917, integrando as (então) freguesias de Santo Amaro Abade e de São Miguel Arcanjo.
Com 112,4 quilómetros quadrados e, aproximadamente, 20 mil habitantes, Tarrafal é, desde 1996, formado somente pela freguesia de Santo Amaro Abade, com a ascensão de São Miguel à categoria de Município.

PUB

PUB

PUB

To Top