O Ministério das Finanças de Angola confirma já ter recuperado os 500 milhões de dólares transferidos para uma conta bancária em Londres (na Inglaterra), numa operação alegadamente ilícita, que envolveu José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano.
“Como resultado das várias diligências encetadas, cumpre-nos levar ao conhecimento público que os 500 milhões de dólares (406 milhões de euros) americanos já foram recuperados, estando em posse do BNA (Banco Nacional de Angola)”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.
Esta transferência está em investigação pelas autoridades angolanas e britânicas, tendo José Filomeno dos Santos, filho do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, e o ex-governador do BNA sido constituídos arguidos em Angola.
O Ministério das Finanças – acrescentam as autoridades angolanas – se mantêm “empenhadas na recuperação da totalidade dos valores pagos”, no âmbito da estruturação da operação financeira alegadamente fraudulenta, “nomeadamente, a recuperação de 24,85 milhões de euros, indevidamente transferida para a conta da empresa ‘Mais Financial Services’, resultante de uma prestação de serviços não realizada”.