PUB

Desporto

Santiago: Ponta d’Água acolhe a abertura das comemorações do Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz

A localidade de Ponta d’Água, na cidade da Praia, recebe na manhã desta sexta-feira (6), o acto de abertura acto de abertura das comemorações do Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz. O pontapé inicial é dado com uma mega-aula de tae-bo e gincanas, organizados pelo Clube Olímpico da localidade.
Durante essas actividades desportivas, envolvendo crianças, vai ser feita o corte da fita das comemorações. Segue-se a inauguração da nova sede restaurada da escola de futebol, Maracanã, que tem aproveitado o desporto como factor para formação educacional e social das crianças do bairro. Esta restauração aconteceu com a ajuda da Federação Cabo-verdiana de Futebol, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
As actividades em torno do dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz decorrem também nas ilhas Santo Antão, São Vicente, Sal, Boavista e Maio  com os diversos clubes Olímpicos recém criados nas mesmas.
O Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz foi instaurado pelas Nações Unidas durante a assembleia-geral da organização em 2013, com a ajuda do Comité Olímpico Internacional, com o objetivo de mostrar o poder do desporto como fator de desenvolvimento e de entendimento mútuo das sociedades.
Este dia é assinalado pela demonstração de um cartão branco que simboliza a paz, o poder de isenção do desporto e o desenvolvimento, denominado “white card”.
Esta comemoração e assinalada pela organização internacional “Peace and Sport” que coordena atividades em todo o mundo, que promovem valores como a inclusão, o género, paz, entre outros.

PUB

PUB

PUB

To Top