PUB

Cultura

Abraão Vicente visita Conjunto Histórico e Arqueológico da Trindade

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visita, manhã desta segunda-feira, 2, o Conjunto Histórico e Arqueológico da Trindade, situado a 13 quilómetros da Cidade da Praia.

Vicente serà acompanhado nesta sua deslocação pelo presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, estando a visita enquadrada no marco da classificação desse Conjunto a Património Nacional.

O IPC, entidade que faz a identificação, inventariação, investigação, preservação, classificação e conservação do património cultural – móvel e imóvel -, tem em curso o processo de classificação do Conjunto Histórico da Trindade  a Património Nacional.

A zona de Trindade acolhe uma antiga estrutura filipina que simboliza a sucessiva divisão do Reinado entre Portugal e Espanha, desde Felipe II até Felipe IV da Espanha (respectivamente, Felipe I e Felipe III de Portugal), entre 1580 e 1640.

Outro dado importante referente a Trindade é que, o naturalista inglês Charles Darwin, de passagem pela Cidade da Praia – a Capital de Cabo Verde –, no século XIX (por duas vezes), esteve naquela (então) fértil e produtiva Ribeira (a da Trindade), onde ainda existe uma árvore de grande porte, que lhe serviu para estudos vários.

De acordo com o sítio do IPC (na Internet), o  trabalho de valorização do Património Histórico da Trindade remonta ao ano de 2009, com o Projecto “Guardiões do Património”, levado a cabo pela organização não-governamental portuguesa “Restauradores Sem Fronteiras”, em parceria com o IPC e o Escritório Técnico da AECID em Cabo Verde.

Na ocasião, realizou-se, além da primeira prospecção arqueológica, sessões de qualificação técnica e sensibilização junto à comunidade, visando a valorização histórica e dinamização do potencial turístico do Conjunto Patrimonial da Capela de Trindade, fazendo dela um lugar u-foco de visitantes, do qual a comunidade pode obter benefícios.

PUB

PUB

PUB

To Top