A Assembleia Nacional, na cidade da Praia, vai ser palco, no próximo 7 de Abril, da primeira edição dos Deejay Awards – Cabo Verde, um evento inédito e que pretende, no fundo, ser visto como uma espécie de reconhecimento pelo trabalho dos profissionais desse sector da animação musical.
Dj Pensador é o mentor desta iniciativa, pensada em 2015, após conversas informais entre ele e outros colegas. “No fundo, alguns Dj’s queriam ver, de certa forma, que o seu nome fosse reconhecido. No início de 2016, numa conversa com o mentor dos CVMA, Gylito Semedo, ele mostrou toda a disponibilidade para nos apoiar na concretização deste projecto.
Já em Outubro de 2016 foram criadas comissões para o efeito e que têm estado no terreno a trabalhar no projecto. Apesar de ainda ser apenas a primeira edição dos Deejay Awards, ele foi pensado nos moldes dos CVMA. Entretanto, Dj Pensador reconhece que ainda se está longe de alcançar o patamar dos CVMA. Ainda assim, garante que “a ambição é atingir a dimensão dos CVMA”.
Categorias
O mundo da música é um campo bastante vasto e entre os Dj’s não poderia ser diferente. Muitos se especializam consoante os diferentes estilos musicais ouvidos em Cabo Verde. Neste sentido a distribuição das categorias para a gala foi, também ela, projectada minuciosamente.
Ao todo foram definidos 10 categorias, que serão escrutinadas tanto por um júri, como por populares. Conforme indicações do mentor deste evento, vão a votos profissionais nas categorias de melhor Dj de Cabozouk e Kizomba, melhor Dj de hip hop, melhor Dj de funaná e danças tradicionais, melhor Dj produtor, melhor Dj de músicas electrónicas, melhor Dj de músicas lembra tempo, Dj revelação e Dj popular do ano e ainda a categoria de melhor Dj mirim.
“O Dj Mirim é uma categoria bem especial que fizemos para todos os jovens com a idade abaixo dos 15 anos e que tenham um certo gosto por esta ocupação. Podem ser inscritos e concorrerem. O escolhido recebe um prémio patrocinado por um Dj nos EUA e ainda uma formação na área”, acrescenta.
Em cada uma das categorias há três nomeados que há já duas semanas começaram a ser socializados através das redes sociais. A categoria de Dj revelação tem a particularidade de premiar vários Dj’s no país, um em cada ilha. “Com isso estaremos a fazer um esforço para que possamos motivar-lhes ainda mais. Todas as ilhas, merecidamente tem uma representação neste evento”.
Critérios e jurado
As nomeações foram feitas tendo como principal referência o facto dos DJ’s estarem no activo. Ou seja, quem está a trabalhar de forma profissional ou perto do profissional na área. A qualidade do trabalho e os anos de serviço foram outros aspecto levados em conta.
Há categorias que são de votação popular, nomeadamente, melhor Dj mirim, Dj popular do ano, Dj revelação e melhor Dj de músicas electrónicas. O restante das categorias vai ser decidido por um júri, composto pelo Dj Detxa (São Vicente), Paulo Bettencourt (Sal) e Sténio Ferreira (fundador dos Dj’s do Sul). Laser Pilot Jet e Dj Paulão, um dos mais antigos em actividade e que vai ser homenageado, também fazem parte do jurado.
O evento carece de patrocínios, mas já há algumas parcerias que estão já a fazer a diferença, sobretudo, no domínio da hospedagem e alimentação dos Dj’s que viajarão até a capital. Mas mais importante, da parte da organização e não só, reina uma expectativa e ansiedade enorme, para o grande dia da premiação dos Dj’s
“É aguardado como um momento de união dos Djs. Há quem venha a Praia pela primeira vez. Vamos promover esse intercâmbio e realizar workshops. Esperamos poder mobilizar o povo para a gala e o afterparty”, conclui Dj Pensador.
JF
Praia recebe primeira edição da gala Deejay Awards – Cabo Verde
Por
Publicado em