PUB

Mundo

EUA: Trump desiste de proibir totalmente pessoas transgénero no Exército

O Presidente norte-americano, Donald Trump, desistiu de impor a proibição total de recrutar militares transgénero, como inicialmente pretendia, deixando ao secretário da Defesa, Jim Mattis, a tarefa de avaliar caso a caso.
Num memorando divulgado, no final de semana, pela Casa Branca, Trump sublinha, contudo, que as pessoas transgénero que “possam precisar de tratamentos médicos sérios, nomeadamente, com medicamentos ou cirurgia, são desqualificados para servir no exército, salvo em circunstâncias excepcionais”.
“Revogo o meu memorando de 25 de Agosto, relativo às pessoas transgénero no Exército”, indica o curto comunicado, referindo-se ao documento ordenando ao Pentágono que deixasse de recrutar pessoas transgénero.
“O secretário da Defesa e a secretária da Segurança Interna, no caso da Guarda-Costeira, podem exercer a sua autoridade para aplicar qualquer decisão sobre o serviço de indivíduos transgénero nas Forças Armadas”, acrescentou Donald Trump.
O chefe de Estado norte-americano tinha anunciado, numa série de “tweets”, no fim de Julho, que tencionava proibir as pessoas transgénero de servir no Exército, num recuo em relação ao anúncio emblemático feito pelo seu antecessor democrata, Barack Obama, que decidiu que o Exército deveria começar a acolher recrutas transgénero, a 1 de Julho de 2017.
Mas os “tweets” do Presidente republicano haviam sido publicados sem coordenação com o Pentágono e durante as férias de Mattis, que disse aguardar as directivas pormenorizadas da Casa Branca sobre essa questão, “evidentemente muito complicada”.

PUB

PUB

PUB

To Top