PUB

Mundo

Portugal: Ministra reafirma que “Citius” é “absolutamente confiável”

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, reafirma que a aplicação informática Citius é “absolutamente confiável”, admitindo que, eventualmente, pode estar a suceder, em determinados processos, a “violação de deveres funcionais”.

“O sistema Citius é um sistema absolutamente confiável, um sistema seguro”, declarou Francisca Van Dunen, citada pela Lusa, acrescentando que, o que pode estar “hipoteticamente” a suceder, em determinados processos, é a “violação de deveres funcionais” por parte de alguns funcionários, sublinhando que é importante “separar” este tipo de situações.

“Temos que separar as duas coisas. Uma coisa são as questões relacionadas com a segurança do sistema e aí nós não temos dúvidas e outra coisa são, obviamente, comportamentos que podem revelar na perspetiva deontológica, disciplinar e até criminal, que tanto podem acontecer em ambiente digital como, seguramente, acontecem em suporte físico, suporte de papel”, disse.

Francisca Van Dunem considera “fulcral” a abertura de juízos de proximidade, recordando que as pessoas que residem no interior estiveram “privadas” do acesso à Justiça, durante algum tempo.

PUB

PUB

PUB

To Top