PUB

Mundo

Trump demite Secretário de Estado por Rede Social

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afastou o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson, noticia o jornal Washington Post, que teve acesso a um comunicado a dar conta desta decisão.

Rex Tillerson será substituído na liderança da política externa norte-americana pelo diretor da CIA Mike Pompeo.

“Tenho orgulho em nomear o diretor da CIA, Mike Pompeo, como novo secretário de Estado”, afirmou Trump no comunicado a que o Washington Post teve acesso. O ainda diretor da CIA, por seu turno, será substituído por Gina Haspel, a primeira mulher na história a liderar os serviços de inteligência norte-americanos.

Trump e Tillerson nunca tiveram, propriamente, uma relação fácil. O estilo mais ‘institucional’ do então secretário de Estado contrastava com o estilo de Trump, e várias vezes os dois trocaram acusações. 

No entanto, Trump não deixou de agradecer os “14 meses” em que trabalharam juntos, desejando o “melhor” para o seu antigo secretário de Estado. Já Mike Pompeo agradeceu a oportunidade a Trump, considerando que o atual presidente tornou “a América mais segura”. 

“Estou profundamente agradecido ao presidente Trump por me ter permitido servir enquanto diretor da CIA e pela oportunidade de agora servir como secretário de Estado”,  disse Pompeo em comunicado. “A sua liderança [de Trump] tornou a América mais segura e espero representá-lo e ao povo americano perante o resto do mundo, de forma a promover a prosperidade da América”, acrescentou. 

Gina Haspel, por seu lado, agradeceu a “oportunidade” a Donald Trump e revelou-se honrada pela escolha. “Estou grata ao presidente Trump pela oportunidade e humilde pela sua confiança em mim para ser nomeada a próxima diretora da CIA”. 

Momentos depois da revelação, Trump recorreu ao Twitter para confirmar esta decisão, agradecendo a Rex Tillerson pelo trabalho desenvolvido e garantindo que Mike Pompeo fará “um trabalho fantástico”.

Reuters

PUB

PUB

PUB

To Top