PUB

Mundo

UE duplica financiamento na luta contra terrorismo no Sahel 

A União Europeia (UE) e os Estados-membros doadores confirmaram a duplicação, para cem milhões de euros, do financiamento da força militar composta por cinco países africanos para combater extremistas na região do Sahel.

Na conferência de doadores, em que participaram 32 chefes de Estado e de Governo, a UE confirmou a sua decisão de duplicar de 50 para cem milhões de euros a sua contribuição para a força militar conjunta do G5, que combate as forças jihadistas activas na região.

“O preço de não haver paz paga-se todos os dias”, salientou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, intervindo na reunião.

Por seu lado, o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, saudou, numa mensagem, o empenho da UE em ajudar a força conjunta do G5 Sahel – Mali, Mauritânia, Chade, Níger e Burkina Faso – “a prevenir o extremismo violento, a lutar contra o terrorismo e a criminalidade organizada”, com o envolvimento da União Africana e das Nações Unidas.

Juntos, sublinhou Guterres, “poderemos instaurar a paz, a estabilidade e a prosperidade na região”.

A UE e os Estados-membros são os maiores contribuintes para a ajuda ao desenvolvimento nos países do Sahel, com uma verba de mais de oito mil milhões de euros, atribuída para o período 2014-2020.

PUB

PUB

PUB

To Top