PUB

Sociedade

Rádio de Cabo Verde já tem Conselho de Redacção

A Rádio de Cabo Verde (RCV) elegeu, nesta sexta-feira, 23, o seu Conselho de Redação, órgão que representa todos os jornalistas desta estação pública.
Do total de 54 eleitores, inscritos nos cadernos eleitorais, votaram 41. Foram apurados 2 votos em branco, 39 validos. Integram o Conselho de Redacção os jornalistas Carlos Santos, Jefferson Gomes, Emerson Pimentel, Benvindo Neves, Nélio dos Santos, Fonseca Soares e Maria de Lurdes Rodrigues.
Em comunicado, a AJOC, associação sindical que representa os jornalistas cabo-verdianos, parabeniza a RCV pelo engajamento nas eleições para o Conselho de Redacção. “Reafirmamos a disponibilidade para trabalharmos juntos pelo bem da classe”, diz a presidente da AJOC, Carla Lima.
De referir que até agora apenas o Jornal A Nação e a Rádio de Cabo Verde conseguiram eleger o Conselho de Redacção.
O Conselho de Redacção tem como competências, entre outras, pronunciar-se sobre a designação ou demissão pela entidade proprietária do Director e do Diretor-adjunto; Dar parecer sobre a elaboração e as alterações ao estatuto editorial; Cooperar com a direcção do meio de comunicação social na orientação e política editorial; Pronunciar-se sobre a responsabilidade disciplinar dos jornalistas profissionais.
O Conselho de Redacção é eleito democraticamente pelos membros da redacção, tornando-se assim, no “órgão de representação profissional perante a direcção e a empresa. Através dele, a redacção pode pronunciar-se a respeito das decisões que afectam a sua actividade profissional.

PUB

PUB

PUB

To Top